A Semed (Secretaria Municipal de Educação) da Prefeitura de Dourados prepara a frota do transporte escolar para o início das aulas na rede pública. Os veículos levam alunos que estão em locais considerados de difícil acesso, como os que moram na zona rural e aldeias indígenas e é uma das áreas em que o prefeito Murilo pede atenção especial.
Atualmente, a Semed prepara a frota e equipe para a vistoria semestral realizada pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Pelo órgão serão atestados que os veículos do município atendem as condições adequadas de segurança (cinto, extintor, etc.) e os motoristas estão qualificados para o trabalho.
A frota ainda vai passar por uma revisão que é realizada anualmente, durante o feriado de Carnaval. “Esta vistoria é realizada em Campo Grande, com agendamento prévio. De qualquer forma nossa frota está sempre em boas condições e realizadas corretamente as manutenções necessárias para garantir o transporte dos alunos, com isso estará pronta para o início das aulas”, ressaltou o diretor de transporte da Semed.
A prefeitura atende os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) e através de convênio também os estudantes da rede estadual. Tem garantido o transporte, aqueles que estão em área rural e aldeias indígenas, ou seja, que não tem escolas perto de casa e nem acesso a transporte coletivo convencional perto de casa.
Atualmente, estão a serviço do município 62 veículos para o transporte escolar. Destes, 49 são em contrato através de emprega que ganhou processo licitatório, e 13 próprios – dos comprados com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e 11 através do projeto Caminhos da Escola.
Fazem parte da frota desde micro-ônibus com capacidade para 28 alunos, quanto ônibus grandes que cabem de 55 a 60 alunos. Dois veículos são adaptados com elevador para transporte de cadeirantes e empregados de forma estratégica para atender a este público. Além disso, o município transporta em veículo especial os alunos que fazem aulas na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e Pestalozzi.
Ao todo, os 62 veículos trafegam por 70 linhas, já que algumas são realizadas pela manhã e a tarde. “Toda a frota é preparada para atender os alunos em dias de aula com qualidade. Fazemos a manutenção constante e os motoristas são preparados para este trabalho”, ressalta o diretor.
As aulas na rede municipal começam na segunda-feira, dia 9. Já na rede estadual está programada para iniciar no dia 19, após o Carnaval.