Em uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 2, na sede da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária), representantes da Prefeitura de Dourados, MS-Peixe, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Apropeixe (Associação dos Produtores de Peixe de MS) e da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) discutiram estratégias para o desenvolvimento da cadeia do peixe em Dourados.
Nessa mesma reunião, a MS-Peixe, apresentou a sua nova diretoria, formada por Eroni dos Santos, o Nico do Guarujá (presidente), Antônio Freire (vice-presidente), Eduardo Custódio (secretário) e ainda Maurício Curi, Antônio Nogueira, Gilberto Pradela e Cláudio Pradela (conselho fiscal).
Nico informou que a nova diretoria tem foco na reestrutura da cooperativa para crescer, na assistência técnica e na infraestrutura. A proposta é somar forças com a Prefeitura e demais órgãos e entidades para fortalecer a cadeia da pesca em Dourados e região.
“Queremos viver um novo momento da piscicultura. No passado Dourados e Mato Grosso do Sul eram referência na piscicultura; hoje fomos ultrapassados. Queremos resgatar esse pioneirismo”, acrescenta o vice Antônio Freire.
De acordo com o secretário da Semafes, Landimark Ferreira Rios, essa integração para resgatar e desenvolver Dourados como grande produtor de pescado é uma das metas do prefeito Murilo e que vem sendo trabalhada gradativamente. Uma grande luta, segundo ele, é desenrolar os problemas burocráticos para finalizar e colocar em operação o frigorífico do peixe, um sonho dos produtores.
APL do peixe – Em parceria com o governo do Estado e o governo federal a Prefeitura desenvolve o APL do Peixe. Recentemente a Prefeitura recebeu um caminhão próprio para o transporte de alevinos e uma picape cabine estendida, que serão utilizados na assistência técnica e apoio aos produtores.
Para o prefeito Murilo a piscicultura é uma área que enfrentará grande expansão em Dourados, sendo importante para a economia local. “Nossa administração é para todos. Temos ações importantes também para a área rural, para ajudar o pequeno produtor a crescer, melhorar a sua renda e gerar empregos”, afirma o prefeito.