A prefeitura de Dourados, através da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), está realizando desde o dia 5 a limpeza em caráter emergencial nos dois cemitérios públicos de Dourados, o Bom Jesus e Santo Antônio de Pádua.
Com a temporada de chuva, o mato vem crescendo rapidamente em toda cidade, fazendo com que as equipes de limpeza se desdobrem para dar conta do serviço. Hoje são sete equipes em toda cidade. Seis trabalham durante o dia e uma foi escalada para a noite.
De acordo com o diretor de Serviços Urbanos, Édio Carneiro Pedroso, o serviço de limpeza nos cemitérios deve seguir até a próxima semana, já que é uma área extensa, que chega a 12 hectares. No local, além da retirada de mato, capinagem, poda de árvores, ainda conta com varrição e retirada de entulhos.
Ele observou que algumas pessoas que costumam fazer limpeza ou pequenas obras nos túmulos deixam o lixo acumular no local aumentando os transtornos para quem comparece nos cemitérios para visita. “Muitas pessoas reclamam com razão, mas pedimos a colaboração das pessoas que fazem limpeza nos túmulos para recolher o lixo e depositar no local apropriado, disponibilizado pela prefeitura”, observou Édio.
Ele disse que a Prefeitura faz limpeza de forma permanente nos cemitérios, mas neste período de chuvas, que propícia o crescimento rápido da vegetação, a equipe foi reforçada. A última grande limpeza foi em novembro, antes do feriado do Dia de Finados.