“O atendimento aqui é ótimo”, afirma Wilson Freitas Bitencourt, morador no Jardim Climax, sobre a atenção que recebe no posto de saúde da Seleta, localizado na Rua José Roberto Teixeira (prolongamento da Weimar Torres), no Jardim Flórida.
Wilson era uma das pessoas que buscavam atendimento médico na noite desta quarta-feira (07), no posto, que fica aberto até às 23h todos os dias para pronto-atendimento. “O atendimento aqui é muito bom, muito tranquilo; não tenho nada que reclamar”, afirma Wilson. Para chegar ao posto e buscar atendimento médico de qualidade ele faz uma caminhada tranquila de apenas 25 minutos.
Esse serviço de atendimento noturno até as 23h foi implantado pelo prefeito Murilo há 3 anos no posto da Seleta e também no posto do Parque das Nações II. A medida é para facilitar o atendimento à população de duas regiões que ficam mais distantes do centro e faz parte do programa de ações para melhorar a saúde gradativamente.
De acordo com Michelly Felix, coordenadora noturna no posto da Seleta, dois médicos clínicos gerais atendem, garantindo 60 consultas por noite em média. Uma equipe de mais 10 pessoas, formada por enfermeiros e técnicos dão apoio ao atendimento que fui rápido e eficiente. O posto da Seleta também tem dentista e realiza atendimento dos preventivos de câncer.
Glaucilene Silva, 21, estava nos posto para obter atendimento médico para a filha Isabele, de 10 anos. Ela, que mora na Vila Toscana, igualmente elogia o atendimento no posto. “O atendimento noturno facilita bem a vida pra gente que trabalha”, disse Glauciile, que classifica o atendimento que recebe no posto da Seleta como muito bom.
UPA
O atendimento de urgência e emergência 24 horas em Dourados é na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), aberta pelo prefeito Murilo em 18 de dezembro. Da abertura até segunda-feira passada foram mais de 6 mil atendimentos.
A UPA mantém a disposição uma equipe formada por quatro clínicos gerais e dois pediatras, além de uma equipe competente de enfermeiros, auxiliares e pessoal do administrativo. Também conta com o apoio de quatro hospitais, que são o HV (Hospital da Vida), que atende trauma e urgência/emergência; os hospitais Universitário, Evangélico e Sias de Fátima do Sul.
Na UPA 24h o critério para atendimento da população não é por ordem de chegada, mas pela chamada classificação de risco, ou seja, quanto mais grave for o caso, mais rápido o paciente será atendido. Para citar um exemplo, a pessoa que chegar à unidade sofrendo um ataque cardíaco, vai passar na frente de quem está apenas com uma dor de barriga, mesmo que a pessoa que esteja com dor tenha chego primeiro.