O prefeito Murilo determinou a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24hs, a partir desta quinta-feira. A ação atende a um antigo anseio por melhorias na estrutura da saúde pública e só será possível devido a convênio firmado junto ao governo do Estado, que será assinado nesta sexta-feira, aproveitando a agenda do governador André Puccinelli em Dourados.
O secretário de Saúde Sebastião Nogueira explicou que a partir desta quinta a população já pode se deslocar até a unidade para atendimentos de urgência e emergência. A Unidade vai desafogar o Hospital da Vida que, ainda vai continuar atendendo normalmente. Já o PAM terá a emergência e urgência desativadas na segunda-feira, ficando apenas com os procedimentos eletivos, como já havia sido programado.
No início deste ano foi criada a Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) para administrar a UPA 24h e o Hospital da Vida – assumido pela prefeitura em setembro deste ano, com o fim do contrato com o Hospital Evangélico. Desde então, foram realizados processos seletivos para contratação de trabalhadores para as unidades.
Todos passaram por treinamento, estão familiarizados com as estruturas nas quais vão atender a população e, c om isso aptos a desempenhar suas funções. O secretário lembra que foi um trabalho intenso para chegar até essa fase, mas hoje tudo o esforço está valendo porque, como quer o prefeito Murilo, a saúde está passando por uma grande transformação e quem ganha com isso é a população.
São transformações que vem acontecendo de forma gradativa, sem grande impacto imediato para não causar prejuízo, já que cautela, planejamento e segurança na condução e execução dos projetos são marcas da administração do prefeito Murilo.
No Hospital da Vida assumido pela prefeitura em setembro, a população já vê as mudanças. Em três meses, obras de reforma e ampliação já estão espalhadas tanto na parte interna quanto externa da unidade. O hospital ainda vai abrigar 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 11 de Semi-UTI para atender a demanda que hoje é muito maior do que o hospital comporta, já que a estrutura seria pequena para atender apenas Dourados e hoje agrega mais 33 municípios da região.
Além da reestruturação e melhoria nestes serviços, a prefeitura não descuida da rede básica que é a sua responsabilidade. Um trabalho forte de cuidado com a população e prevenção de doenças é feito através das Unidades Básicas de Saúde que constantemente recebem melhorias na estruturação. São novos postos, unidades reformadas, entre outros.