Pelo menos mil pessoas prestigiaram na noite de quarta-feira, 10, o 2º Festival de Bandas e Fanfarras realizado na Praça Antônio João como parte da programação do Dourados Brilha, idealizado pelo prefeito Murilo para celebrar o Natal da família douradense. A novidade deste ano foi a apresentação inédita da fanfarra do Cras Indígena e da fanfarra municipal.
A Fanfarra Indígena foi criada recentemente através de uma parceria entre a Secretaria Cultura e Assistência Social. É formada por cerca de 50 jovens que fazem parte do Cras da Aldeia Jaguapiru. Já a fanfarra municipal foi criada em agosto. Formada por cerca de 80 crianças e adolescentes, entre 7 a 15 anos, de várias escolas municipais. É um projeto da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação. Ambas se apresentaram pela primeira vez durante o festival, arrancando aplausos do público.
Outra novidade este ano no festival foi a participação especial da Banda de Percussão “João Lisboa de Macedo”, que é um projeto da Secretaria de Assistência Social da cidade de Ladário. O secretário de Assistência Social de Ladário, Alexandre Ramos de Ohara, acompanhou a fanfarra. Ele foi recepcionado pelos secretários de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos e da Educação, Marinisa Mizoguchi.
Também subiram ao palco as fanfarras das escolas municipais Neil Fioravanti; Lóide Bonfim Andrade; Clarice Bastos Rosa; Vereadora Albertina Pereira de Matos; Armando Campos Belo; Padre Anchieta, de Vila Formosa, além das bandas juvenis Nova Era Kotekitai e Tayo Ongakutai.
“Bonitas apresentações que impressionou o público de Dourados e outras cidades. O evento é uma forma de incentivar e resgatar os velhos festivais de bandas e fanfarras”, disse o secretário de Cultura, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
Para a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, a música tem se configurado de inúmeras formas no espaço escolar. “Esse festival é uma forma de valorizar o trabalho dessas crianças e adolescentes, incentivando a continuar e fortalecer a cultura local”, destacou.
O festival tem como objetivo divulgar a produção musical, estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, pensamento cívico, espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.
Mais Dourados Brilha – Nesta sexta-feira tem mais Dourados Brilha, com o Nace apresentando o Ballet Quebra Nozes, através da Academia Maria Ester, o grupo Bom Baile e a dança do ventre, com integrantes da academia Aline Nazly. Todo isso a partir das 19h30, na Praça Antonio João.