A Prefeitura de Dourados deve abrir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), possivelmente na primeira quinzena de dezembro. A informação foi repassada pelo secretário de Saúde do município, Sebastião Nogueira Faria, nesta segunda-feira, depois da assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Regional, pelo governador André Puccinelli.
O início das atividades só será possível porque o Governo do Estado anunciou o repasse de R$ 500 mil mensais, durante 14 meses, para a saúde em Dourados, atendendo as solicitações do prefeito Murilo. De acordo com Sebastião, essa verba será destinada exclusivamente a UPA, já que era, segundo ele, o que faltava para seu funcionamento.
O prédio foi construído, equipado, funcionários contratados, mas Dourados não tinha como dispor de R$ 1 milhão ao mês para o custeio. Agora, com esse apoio financeiro o secretário garantiu que a unidade vai entrar em funcionamento nas próximas semanas, podendo considerar como um presente de Natal para a comunidade.
O município, além de atender toda a rede básica de saúde ainda tem a reponsabilidade do Hospital da Vida que, por convênio era administrado pelo Hospital Evangélico. Funcionando como um hospital de portas abertas, ele atende 34 municípios na área de urgência e emergência. Ainda vai administrar a UPA assim que entrar em funcionamento.
Regional – Com a assinatura da ordem de serviço pelo governador, para o início da construção do Hospital Regional, a saúde em Dourados dá mais um passo em termos de avanços e, certamente ira desafogar o atendimento que hoje é feito pelo Hospital da Vida, mesmo com a situação precária em que foi repassado para o município.
Durante o ato, que aconteceu no auditório da prefeitura, Murilo lembrou que os avanços não só na saúde como em diversos outros setores, é resultado de três anos de planejamento, encaminhamento de projetos e busca por recursos. “Hoje nós estamos executando e mostrando que a saúde tem solução”, afirmou Murilo.