O prefeito Murilo e sua equipe da Secretaria de Planejamento conseguiram destravar mais uma obra parada em Dourados. É mais uma ação que foi pensada, planejada, viabilizado os recursos e agora é colocada em prática, que vai garantir segurança e qualidade de vida para milhares de moradores das vilas localizadas no fundo de vale entre o Grande Água Boa e o Cachoeirinha
Trata-se da obra de canalização de parte do córrego Rego d’Água, num trecho de 630 metros, entre o Parque Ambiental Primo Fioravante e a ponte da Rua W-16. A Prefeitura está investindo R$ 1,8 milhão na obra, recursos do Governo Federal pelo programa ‘PAC Drenagem-Saneamento para Todos’ do ano de 2009.
É a segunda etapa de obras que contemplam a região. A primeira parte foi executada dentro do parque, também chamado de Parque do Rego d’Água. Essa etapa contempla um pequeno trecho dentro do parque, se estendendo até a antiga W-16. A previsão é de que seja concluída em no máximo oito meses.
O secretário de Planejamento, Luiz Roberto Martins Araújo, explica que, através de gestões no Governo Federal, Murilo conseguiu liberar os recursos para finalizar as obras que vão evitar alagamentos futuros, garantindo o bom escoamento das águas das chuvas. Além disso, a obra colabora para manter as margens do córrego mais limpas e põe fim à possibilidade de erosão.
As máquinas da empresa que venceu a licitação já trabalham no local fazendo a limpeza do canal do córrego. Segundo o diretor de Infraestrutura da secretaria, Jorge Hamilton Torraca, após a limpeza e alargamento do canal, serão construídos os muros de contenção nas margens, com altura de 1,30 metros, colocação de grama e a regularização do leito.
É uma obra, segundo Torraca, que tem caráter ambiental também, mantendo a região limpa e bonita. Faz parte do projeto de macrodrenagem da região da Vila Cachoeirinha, que hoje é um bairro sem alagamentos e foi todo asfaltado por Murilo, se tornando um ótimo local para morar.
Uma das prioridades do prefeito é investir em infraestrutura para vencer o tempo perdido. A cidade sofre com problemas de infraestrutura que deveriam ter sido corrigidos há muitos anos atrás. Córregos são canalizados, novas ruas abertas, vias principais de tráfego são revitalizadas e cidade ficará com quase 100% de asfalto até o final da gestão.
Murilo também ampliou o perímetro urbano da cidade, o que favoreceu a instalação de novos condomínios residenciais, tanto populares como de alto padrão, com o Alphaville, por exemplo. Com isso, a cidade de Dourados se tornou um dos principais pólos de crescimento da construção civil no país.
Mesmo assim, o prefeito não deixa de investir em educação, esporte e cultura, no apoio ao empreendedorismo, em projetos especiais para a atração de investimentos, geração de empregos e na saúde. Com a retomada do Hospital da Vida pela Prefeitura, o atendimento já começa a apresentar melhora e a população aprova a mudança de gestão.