O projeto de revitalização das vias do centro e bairros de Dourados avança a cada dia, em duas modalidades. São diversas equipes promovendo a manutenção das vias através do tapa buracos, um serviço essencial para garantir a trafegabilidade e, o recapeamento, uma medida adotada pelo prefeito Murilo para otimizar os gastos públicos. A apesar do custo ser maior a durabilidade de uma via recapeada é mais longa, além do conforto e da segurança para os que trafegam pelos locais.
Utilizando recursos próprios a prefeitura vai atendendo conforme a disponibilidade da verba em caixa. No entanto, são focadas as prioridades, levando em consideração o fluxo da via, de maneira planejada e com metas estabelecidas.
No caso do recapeamento, como explicou o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Jorge De Lucia, a prefeitura conserta os buracos e desníveis para depois aplicar uma nova camada asfáltica. Ele ressalta que é esse processo que garante a durabilidade, já que em muitos pontos o asfalto está totalmente comprometido e precisa ser substituído para que os impactos da ação do tempo não sejam sentidos pelos motoristas.
Após a pavimentação, a sinalização das vias ainda é revitalizada, ficando mais evidente com o asfalto novo. Com todas as condições da pista melhoradas, além de garantir mais segurança e tranquilidade para os que já usam a via rotineiramente, a medida ainda atrai mais condutores de veículos para estas ruas que cortam os bairros.
O objetivo do prefeito Murilo é que este benefício aos poucos chegue as principais vias de acesso aos bairros de norte a sul e de leste a oeste da cidade. Desde o início da atual administração até o momento, mais de 30 quilômetros da cidade já tiveram o asfalto substituído e a meta é chegar à, pelo menos, 50 quilômetros de revitalização.
O trabalho já passou por ruas como a Palmeiras, Floriano Peixoto, Coronel Ponciano, Monte Alegre, Ponta Porã, avenida Presidente Vargas, Eulália Pires, entre outras e, agora está na Monte Castelo, que liga a região do Climax ao Jardim Santo André, passando pelo Grande Itália e Grande Água Boa. A proposta é de chegar ainda à W-11, Balbina de Matos, Raul Frost, Olinda Pires de Almeida, entre outras.
Tapa buracos – Além do recapeamento, há o trabalho constante de tapa buracos. São diversas equipes atuando simultaneamente pela cidade, divididas em três frentes diferentes de trabalho. Uma das frentes é na área central, devido ao grande fluxo de veículos que transita diariamente, outra atua nos bairros. Uma terceira frente ainda age diretamente nos casos mais graves, onde há necessidade de reconstituição da base do asfalto.
Todo o trabalho é feito através de cronograma. Este leva em consideração uma série de fatores, como trânsito, segurança, tamanho do buraco, transtornos que vem causando na localidade, entre outros.