A campanha Dourados Rosa realizada pela prefeitura durante todo o mês de outubro, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de mama, atendeu milhares de mulheres. O trabalho mobilizou a cidade em ações de prevenção e conscientização.
Foram diversas atividades educativas voltadas à conscientização. Além disso, foram realizados durante a campanha 2,2 mil exames clínicos da mama e 2,2 mil preventivos contra o câncer de colo do útero (Papanicolau).
No caso das mamografias foram 1,1 mil agendadas para o mês, ou seja, 33% de toda a meta anual. Com isso, o tempo de espera pelo exame que era de 60 dias baixou para a média de 15 dias. O mutirão foi possível porque além da Clínica da Mulher e da Clínica Santa Maria (empresa contratada para realização do procedimento), neste mês de outubro foi aberto reforço do serviço com o Hospital Universitário e ma Clínica Unimagem.
Este reforço nos dois locais vai continuar neste mês de novembro até atingir a meta que é de zerar o tempo de espera pelo exame. De janeiro até agora foram realizadas 3,6 mil mamografias em Dourados e para este ano, o objetivo é atingir 3,6 mil exames como estes até dezembro.
Todas as unidades básicas de saúde se envolveram na mobilização, além da Clínica da Mulher, Hospital Universitário, Hospital do Câncer, entre outras instituições públicas empresas. Espaços públicos foram iluminados com a cor rosa, em alusão à campanha.
A mensagem levada durante a campanha foi da importância das ações preventivas, realização de exames periódicos e manter uma vida saudável, a fim de evitar a doença ou caso ocorra para que haja o diagnóstico precoce que amplia as chances de cura.
As ações foram encerradas na sexta-feira, dia 31, com um Super Aulão de Zumba na concha da praça Antônio João, em que as participantes foram vestidas com as cores da campanha alertando para uma vida saudável; e com o Jantar Rosa que emocionou a todos com apresentações de música, dança e exposição de arte, além de ser um ato de solidariedade com os pacientes, já que toda a renda foi revertida a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O ponto alto da campanha foi no dia 19 de outubro, quando houve ações de saúde na Praça Antônio João, na unidade de saúde Seleta e Vila Rosa. Nesta mesma data foi realizada a Corrida Rosa, que cobriu a avenida Marcelino Pires com centenas de mulheres vestindo as cores da campanha, algumas delas inclusive enfrentaram o câncer e estavam na competição.
A Dourados Rosa já se consolidou como importante estratégia de alerta para as mulheres do município, como forma de conscientizar sobre o diagnóstico precoce e tratamento. Em 2014 foi a segunda edição da campanha idealizada pelo prefeito Murilo.