O prefeito Murilo aproveitou o lançamento ‘Guia Gastronômico Sabores de Dourados’, ocorrido na noite de segunda-feira, 03, para destacar o crescimento de Dourados, a geração de empregos e a infraestrutura turística. “Estamos trabalhando em todas as áreas e esse conjunto de fatores faz a economia crescer”, ressaltou.
O guia oficial, o primeiro da história do município, contém todos os bares e restaurantes incluídos no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que reúne informações turísticas brasileiras, e divulga os pratos vencedores do festival Gastronômico Sabores de Dourados e Festival de Boteco, realizados neste ano.
No discurso, Murilo informou aos presentes que o novo aeroporto de Dourados deverá ser licitado em breve. As obras serão executadas com recursos do fundo criado com a concessão de grandes aeroportos à iniciativa privada. “Pra você ter uma idéia a nossa estação de passageiros ficará maior que a de Campo Grande”, disse.
Murilo também talou da rodoviária, importante na recepção de turistas. “Nossa rodoviária, que foi construída ainda na gestão do ex-prefeito Zé Elias, está sendo reformada e ficará muito bonita. A área de espera para embarque ganhará proteção de vidro e ar condicionado para o conforto dos passageiros”, destacou.
O prefeito parabenizou a Abrasel pela produção do guia juntamente com a Prefeitura e pela reativação da regional de Dourados. Para Murilo, com todos os setores caminhando juntos e organizados a cidade crescerá cada vez mais ficando sempre em destaque na economia.
O prefeito também lembrou a matéria exibida na edição de segunda-feira do Jornal Hoje, da Rede Globo, que apontou Dourados como uma das cidades destaques na geração de empregos no Brasil. “Pessoas estão deixando São Paulo e indo para o interior. Veja, no início do ano, já havia falado a mesma coisa, colocando nossa cidade como a segunda do Brasil na geração do emprego bom. Quem acredita em Dourados se dá bem”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Wladimir Silva, pasta onde está inserido o Núcleo de Turismo, disse que o guia é mais uma ação do Projeto Sabores de Dourados, que visa desenvolver o setor de gastronomia na cidade. O material será distribuído no aeroporto, hotéis e na secretaria. Haverá edição online nos sites da secretaria (http://semdes.dourados.ms.gov.br) e da Prefeitura (www.dourados.ms.gov.br). Ele ressaltou que são restaurantes exclusivamente inscritos no Cadastur.
A gerente de Mercado da Fundtur, Carla Cavalcanti, disse que o lançamento do guia é muito importante o turismo. “Se você vai numa cidade e não come bem, não sai satisfeito”, ressaltou. O guia, segundo ela, ajudará a indicar aos turistas bons restaurantes. “É muito importante para o turismo de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
A Abrasel – Abrasel Regional Sul MS já está ativa. Tem uma diretoria formada por 16 membros, cujo presidente é Marcos Souza, do Quiosque Chopp Brahma. Ele informou que a entidade já reúne 23 empresas em Dourados, cidade onde o setor de alimentação fora de casa gera 5 mil empregos diretos.
“Nosso objetivo é organizar os empresários para trabalharmos para resolver os problemas da categoria. No Brasil muita coisa foi criada recentemente que foge à realidade do setor”, disse. Os donos de bares e restaurantes da região sul interessados em se associar podem devem procurar o diretor Sérgio Miguita, pelo telefone 9949 6617.
No final do evento, realizado no espaço de eventos do Gales Park Hotel, parceiro do lançamento juntamente com o Senac, Rosemarly Fernandes Mendes Candil palestrou sobre ‘Tendências Gastronômicas’. Ela é especialista em tecnologia de alimentos, mestre em desenvolvimento local e presidente do Sindicato dos Nutricionistas de MS.
Rosemarly destacou que a gastronomia é um fator agregador na sociedade, por isso está em evidência e em ascensão. Ela destacou a importância da qualidade, higiene, sabor e aspecto nutricional na produção do alimento. “O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida, depois da alimentação de subsistência”, afirmou. Ressaltou ainda que a tendência do momento é valorizar o que é de cada região e o simples. “Os turistas procuram isso. Hoje o menos é mais. Eles querem sentir o sabor do alimento. Passou o tempo em que se mascarava o sabor com excesso de tempero”, ensinou.
O guia foi elaboração pela Abrasel/MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Sessão MS) e Prefeitura, através do Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com impressão paga pela Funditur-MS/Governo do Estado.