A cidade de Dourados foi novamente destaque em nível nacional nesta segunda-feira, ao ser apontada no quadro Sala de Emprego, apresentado pelo Jornal Hoje, da TV Globo, como uma das cidades do interior do Brasil que mais oferece vagas de emprego e que, portanto, está entre as preferidas do trabalhador brasileiro que está optando por fugir das capitais quando o assunto é trabalho.
A reportagem da Rede Globo cita que, Dourados é a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, região onde o agronegócio é o forte da economia e mostra que “na região estão instaladas 16 usinas de açúcar e álcool. Elas processam mais de 80% da cana de açúcar produzida em Mato Grosso do Sul e juntas empregam mais de 16 mil trabalhadores”. Outra cidade que aparece é Três Lagoas.
Em fevereiro deste ano, a cidade também foi destaque nacional, através da Revista Veja ao ser apontada como a segunda do Brasil em crescimento do emprego bom, aquele com salários acima de sete mínimos – R$ 5 mil ou mais. Denominada como “Sorria: Bons empregos à frente”, a reportagem elaborou o ranking a partir dos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Classificação como essa é resultado direto da política econômica desenvolvida pelo prefeito Murilo, que assumiu o compromisso de resgatar a cidade de uma situação de caos, há pouco mais de três anos. Com responsabilidade, determinação e planejamento, Dourados foi recolocada no caminho certo, com a criação de programas de incentivo e apoio ao comércio, serviços e indústria e capacitação de profissionais.
A partir daí, investidores passaram a acreditar novamente no potencial do município e os investimentos foram retomados. Programas criados na atual administração, como o “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, o APL Metalmecânico e o APL de Lingerie Moda Dourada incentivam a ampliação do parque empresarial do município.
Dourados é uma das cidades com maior volume de projetos de moradia popular, tem frentes de obras de asfalto e drenagem em mais de 40 bairros e, é uma das únicas no Brasil que tem nove Ceims em processo de construção simultânea. Para tudo isso, a própria Prefeitura, através do Qualifica Dourados, também criado por Murilo, forma, em parceria com o Pronatec do Governo Federal, mão de obra especializada.
Ainda pensando no desenvolvimento que proporciona a geração de emprego e renda, a prefeitura ainda tem a Sala do Empreendedor de Dourados, que um local de informação a interessados em abrir uma empresa ou mesmo, para quem já tem a sua empresa em funcionamento.
Na visão do prefeito, apoiar e orientar o futuro empreendedor e o empresário já instalado é o que aumenta e fortalece a economia local, melhorando a renda e gera muito mais empregos.
Por conta desse processo, o município também é destacado na área de turismo de eventos, sendo sede de grandes feiras, como a Agrometal, realizada no mês passado e direcionada ao setor sucroenergético, a Expoagro, maior feira agropecuária do interior de Mato Grosso do Sul e outros eventos.
Também como resultado de todo o investimento feito pela atual administração, pela primeira vez na história o município ganha um guia gastronômico oficial, contendo todos os bares e restaurantes incluídos no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que reúne informações turísticas brasileiras.