Nesta semana, Dourados se torna o centro da indústria de manutenção do Centro Oeste. É que a cidade recebe na quarta, quinta e sexta-feira, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, a 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul.
O foco é a manutenção industrial voltada para o setor sucroenergético, mas abrange também os setores da agropecuária, da construção civil, do petróleo e gás e ainda papel e celulose.
Pelo menos 60 empresas estarão com estandes na feira apresentando novas máquinas, equipamentos, sistemas e soluções para a indústria, comércio, serviços e agropecuária. São 76 estandes montados na parte interna e externa do pavilhão.
“Preparamos mais uma vez com muito carinho e dedicação esta feira, que consolida Dourados como o principal pólo de manutenção de manutenção e fornecimento de serviços de Mato Grosso do Sul”, afirma o prefeito Murilo.
Engenheiros, técnicos industriais e da área agropecuária, mecânicos, empresários, profissionais do comércio e serviços e estudantes vão poder assistir a 27 palestras e mini-cursos sobre áreas como segurança industrial e no trabalho, gestão industrial, agropecuária, gestão de negócios, máquinas agrícolas e industriais, lubrificação de máquinas e combustíveis, acoplamentos, gerenciamento de resíduos, NR-12 e muito mais.
Empresas associadas ao Simmme (Sindicatos das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados) poderão aprimorar o conhecimento sobre o registro de marcas e a eficiência energética. Haverá palestra ainda sobre o ‘Etanol 2G’ ou etanol de segunda geração, abordando o sistema Proesa (Produção de Etanol a partir de Biomassa).
Também haverá duas rodadas de negócios, organizadas pelo Sebrae/MS. A primeira, chamada Rodada de Representantes, acontece na quinta-feira, das 19h às 20h. A segunda e maior, acontece na sexta-feira, das 15h às 21h.
Estão confirmadas caravanas de empresário do Paraguai, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina e de várias cidades de Mato Grosso do Sul. Desde o mês junho o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Wladimir Santos Silva, percorre os municípios visitando prefeitos e empresários e convidando-os a participar da feira.
O secretário espera para esta quarta edição da feira pelo menos 5 mil visitantes à feira e um montante de negócios que pode superar os R$ 120 milhões. A feira Agrometal, criada pelo prefeito Murilo, cresce desde a sua primeira edição.
Para fazer a inscrição, a pessoa precisa entrar no site da feira, no endereço http://www.feiraagrometal.com.br/ e clicar no botão Login/Cadastro, localizado na parte superior direita da página, em “Não possuo cadastro” e fazê-lo. Na parte superior do formulário ele pode escolher as opções de visitante, estudante, expositor e negócio. Neste site é possível acompanhar toda a programação do evento, bem como as notícias que sendo divulgadas.
A 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul é realizada pela Prefeitura de Dourados, através da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados), e o Simme (Sindicatos das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados). São parceiros o Sebrae/MS, o Ceise Br, o Gegis, o Banco do Brasil, o Sicredi, a Raizen, a Fiems, a Taurus como patrocinadora, a Passeio Turismo como agência oficial e o Hotel 10 como hotel oficial.