O Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) mantido pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde prepara uma capacitação das unidades sentinelas do município e da macrorregião sobre o Sisnan (Sistema de Informação de Agravos e Notificações). A preocupação é com a qualidade nos registros de casos e o alerta à prevenção contra doenças e acidentes do trabalho.
O evento será no dia 24 deste mês, das 13h às 17h, na sede do Cerest. O encontro será para sensibilizar os profissionais das unidades sentinelas sobre o preenchimento correto do Sisnan, documento que utilizado pelos profissionais de saúde quando identificam casos de agravos do trabalho.
Além disso, tem por objetivo de informar e conscientizar os participantes sobre a prevenção dos riscos e agravos advindos das condições do trabalho. “Há necessidade de informação ágil e consistente sobre a ocorrência das doenças e agravos relacionados ao trabalhador. Hoje as informações são dispersas e fragmentadas, precisamos mudar isso”, afirmou Évelyn Melo, gerente do Cerest.
Évelyn lembra que é através dos registros feitos através do Sisnan que o Ministério da Saúde quantifica os tipos de acidentes e doenças do trabalho, identifica onde estão ocorrendo para direcionar a estratégia para minimizar os problemas. Os dados ainda dão suporte para que surjam novas leis e políticas voltadas ao trabalhador em todo o país, o que consequentemente afeta os douradenses.
Unidades Sentinelas – Dourados possui atualmente oito unidades sentinelas, que são responsáveis pela identificação e registro de notificação de agravos do trabalho. São estas as Unidades Básicas de Saúde Santo André, Seleta e Vila Rosa; Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas), Caps II (Transtornos Mentais Severos e Persistentes), Hospital Universitário, PAM (Pronto Atendimento Médico) e programa DST/AIDS. Outros estabelecimentos de saúde também devem participar da capacitação como apoiadores.
O Cerest ainda é polo de municípios da região que também terão equipes capacitadas. Vão participar do evento dos municípios de Caarapó, Fátima do Sul, Douradina, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Jutí, Rio Brilhante, Coronel Sapucaia, Amambai, Antonio João e Vicentina.
O projeto contempla um dos focos da administração do prefeito Murilo, que é voltado à prevenção na área da saúde. Com importante trabalho de conscientização, o Cerest se destaca como estratégia para identificar e evitar agravos no trabalho contribuindo com apoio gratuito às empresas que pretendem melhorar as condições para os trabalhadores.
Serviço – A oficina será baseada em estudos de casos e orientações a respeito do correto preenchimento das fichas do Sisnan. O encontro será na sede do Cerest, localizado na rua Weimar Gonçalves Torres nº 4225, centro. As inscrições podem ser feitas através do e-mail do CEREST (cerestdourados@hotmail.com) ou pelos telefones (67) 3428-2400.