O “Dia D” da campanha Dourados Rosa será neste domingo, dia 19. Além de diversas ações preventivas de combate ao câncer de mama e colo do útero, será realizada a Corrida Rosa para alertar sobre as doenças e dar força àquelas mulheres que enfrentam um tratamento.
Na praça Antônio João haverá uma série de serviços de saúde, entre estes orientações sobre o exame clínico da mama, preventivo contra o câncer do colo do útero (Papanicolau), avaliação nutricional, vacinação contra HPV, verificação de pressão arterial, entre outros. As Unidades Básicas de Saúde Seleta e Vila Rosa ainda estarão abertas das 8h às 16h realizando o exame clínico da mama, Papanicolau, avaliação nutricional, entre outros.
Também será realizado no domingo que é o ponto alto da campanha, a Corrida Rosa. A largada será às 8h na praça Antônio João para um percurso de cinco quilômetros pela avenida Marcelino Pires. A Prefeitura alerta que os competidores fiquem atentos, já que é o primeiro dia do Horário de Verão. A corrida é voltada às mulheres acima de 14 anos de idade e haverá premiação.
Toda uma estrutura foi preparada para garantir uma boa prova às competidoras. Com previsão de altas temperaturas e baixa umidade do ar, os pontos de hidratação foram aumentados para que elas tenham mais acesso à água e voluntários estarão a disposição em todos os chamados pontos críticos do percurso para dar o suporte. Equipes de urgência e emergência em saúde e de segurança estarão à disposição.
“É um circuito fácil e curto e a determinação do prefeito Murilo é de criar todas as condições para que a prova seja realizada com tranquilidade”, lembrou o diretor presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Antonio Coca. Além de corrida, haverá caminhada.
“O mais importante não é a corrida em si, não é quem vai chegar primeiro. O importante é a mensagem que será levada para as ‘guerreiras’, para aquelas mulheres que já tiveram o câncer para que continuem motivadas e com determinação para lutar contra o câncer de mama”, lembra Cleuza de Fátima Scopel Zornitta, 47, empresária do ramo de peça e manutenção automotiva, e maratonista. Ela está em tratamento contra o câncer e participará da Corrida Rosa.
As inscrições para a Corrida Rosa encerraram na quinta-feira, dia 16, todas as 500 vagas estão preenchidas para a competição. Quem perdeu o prazo, mas quer participar deste momento de mobilização em prol da saúde da mulher, basta comparecer à praça para a largada. O diferencial é que aquelas que não se inscreveram, não recebem os kits e nem participam da concorrência pelos prêmios.
A Dourados Rosa já se consolidou como um importante instrumento de alerta às mulheres. A campanha idealizada pelo prefeito Murilo é realizada pelo segundo ano consecutivo no mês de outubro, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de mama.
Desde o dia 1º de outubro todas as unidades básicas de saúde estão envolvidas nas ações que tem chamado atenção nos bairros. Cada posto tem uma programação própria, alguns estão abrindo em horários ou dias diferenciados para as atividades da campanha que segue até o final deste mês.
A conscientização é sobre a importância da realização periódica dos exames preventivos, como método mais eficaz para o diagnóstico precoce em caso da doença. Descobrir a doença precocemente é a principal estratégia para aumentar as chances de cura. Manter uma vida saudável também ajuda a evitar o câncer.