Dando um passo de cada vez, o prefeito Murilo vai resolvendo os problemas de Dourados e implantando programas de apoio à produção em todos os setores. Depois da indústria, dos serviços, do comércio, do turismo e da agricultura, agora da área de produção leiteira ganhar um projeto de apoio específico.
O projeto é desenvolvido na Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados). Na próxima quinta-feira, dia 16, às 9h, na sede da associação do Assentamento Lagoa Grande, no distrito de Itahum, o secretário Landmark Ferreira Rios e sua equipe reúnem produtores para fazer a primeira adesão ao projeto. Os produtores de leite que aderirem ao projeto passarão a receber a assistência técnica gratuita.
A Prefeitura tem apoio no projeto do Governo do Estado, através do Leite Forte, que encaminhou veículos para fazer o trabalho. Os técnicos da Semafes, Paulo Teles e Romoaldo Ramim foram qualificados em Minas Gerais, onde conheceram as mais modernas tecnologias para a produção de leite e trabalharão diretamente com os pequenos agricultores.
De acordo com a diretora Rosemara Osório, a Prefeitura vai contar ainda com o apoio de um técnico em agropecuária e um veterinário que também fizeram a capacitação em Minas. Eles vão ajudar voluntariamente na implantação do projeto na região de Itahum, onde moram. O sêmen de touros de raças leiteiras de ótimo desempenho para a inseminação das vacas já foi adquirido.
Após a implantação do piloto no Lagoa Grande, a Prefeitura vai estender o projeto para o Assentamento Amparo, que fica na mesma região, e para as áreas adjacentes à cidade de Dourados, incluindo Panambí, Indápolis, Vila Vargas e Vila Formosa, onde estão a maioria dos pequenos produtores de leite.
Com o projeto, o prefeito Murilo levar tecnologia ao pequeno produtor, de modo a aumentar a produção de leite sem a necessidade de aumentar o número de animais e, conseqüentemente, melhorando a sua renda e qualidade de vida no campo. Com tecnologia de ponta, o produtor poderá produzir muito mais no mesmo espaço.
Além do recurso genético, os produtores receberão assistência para melhorar a qualidade do solo e as pastagens. Também terão todo o apoio na elaboração do manejo adequado do rebanho.
“Temos dois assentamentos e centenas de pequenas propriedades rurais espalhadas por todos os distritos; um ambiente propício para ampliarmos a produção leiteira como forma de melhorar a qualidade de vida no campo. Essa é a proposta do prefeito Murilo”, afirma Landmark.