A Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil e o seguimento contra o Sarampo é preparada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados. Os pais devem ficar atentos ao período vacinal que será entre os dias oito e 22 de novembro.
Durante este período, todas as unidades de saúde de Dourados estarão abertas das 8h às 17h para disponibilizar a vacina contra paralisia infantil e a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Além deste trabalho, ainda haverá dias “D” da campanha com postos volantes no Shopping Avenida Center e na Unidade de Saúde Tipo A.
A faixa etária em que devem ser aplicadas as doses das duas vacinas é parecida, por isso a campanha acontece simultaneamente. A vacina contra a paralisia é aplicada em todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e a vacina tríplice viral nas crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A meta é imunizar ao menos 95% da população nesta faixa etária.
O Brasil está livre do polivúrus desde 1990, mas as ações devem ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Este ano é o 35º de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º sem a doença no Brasil.
As ações em campanha têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente.
Já com relação ao seguimento da campanha contra o Sarampo, o objetivo é resgatar os menores de cinco anos que ainda não foram vacinados contra a doença. A intenção é garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.