Determinado a mudar a cara de Dourados, que viveu de tapa-buracos por décadas, o prefeito Murilo tem concentrado esforço para recapear as ruas estruturantes da cidade. Até agora o serviço foi feito em 10 ruas, totalizando 31 quilômetros, melhorando o fluxo de veículos, valorizando empreendimentos e beneficiando milhares de pessoas.
A primeira rua recapeada e revitalizada por Murilo foi a Nelson de Araújo, no trecho entre a Avenida Marcelino Pires e Rua Oliveira Marques. Este local, onde havia um calçadão, praticamente abandonado, ficou muito bonito e retomou a sua condição e charme de centro gastronômico de Dourados.
Depois foram recapeadas as ruas Eulália Pires, que liga a Avenida Marcelino Pires à Vila Cachoeirinha e garante saída para a BR-463, e trechos das ruas Ponta Porã e Monte Alegre, que garantem a ligação rápida das regiões nordeste e noroeste da cidade.
“É um serviço completo”, explica o Jorge De Lúcia, secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento de Dourados. “A gente faz a recomposição da base e depois coloca a camada asfáltica. É um serviço duradouro”, acrescenta.
Depois, a Agetran faz a revitalização da sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas) e ainda a colocação de semáforos nos principais cruzamentos. “Esse trabalho completo permite que o trânsito flua muito melhor; é mais qualidade de vida para as pessoas. Essa é a proposta do prefeito Murilo”, ressalta De Lúcia.
A Prefeitura também recapeou a Rua Coronel Ponciano, que liga a Avenida Marcelino Pires à BR-163. Recentemente foi concluído o trabalho na Avenida Presidente Vargas, no trecho entre as ruas Ponta Porã e Cuiabá. Essa via distribuiu o tráfego para quem entra e sai de Dourados pela MS-156, que dá acesso a Itaporã, Maracajú, Jardim e Bonito.
Os acessos na região central e sul de Dourados também foram melhorados com os recapeamentos de trechos das ruas Palmeiras e Mozart Calheiros (W-5), da Coronel Ponciano até a Hayel Bon Faker. Está em andamento agora os trabalhos na rua Monte Castelo, da Hayel Bon Faker até a Rua Eulália Pires.
E o principal, segundo o secretário, é que o prefeito Murilo está executando toda essa imensidade de recapeamento com recursos próprios. “Mesmo diante das dificuldades, da queda de recursos enfrentada pelos municípios, Murilo encontra fôlego para fazer recapeamento, sem dinheiro do Estado ou federal”, afirma.
Uma obra de grande repercussão foi o recapeamento e revitalização da Rua Floriano Peixoto. A partir do investimento, os empresários melhoraram seus negócios e os imóveis foram valorizados. Os empresários donos de restaurantes e pizzarias se organizaram com o apoio da Prefeitura e estão desenvolvendo um projeto para tornar a rua um pólo gastronômico de Dourados. O projeto de revitalização visual, feito por estudantes de arquitetura e urbanismo da Unigran, já está pronto.
“Com essas obras, mais o que será feito com o recurso dos R$ 52 milhões as principais vias estruturantes de Dourados garantirão um melhor fluxo e mais qualidade de vida para a população”, diz De Lúcia.