A importância de manter ações preventivas para garantia do diagnóstico precoce em caso de câncer de mama é um dos alertas levados pela campanha Dourados Rosa iniciada nesta quarta-feira, dia 1º. A cerimônia de abertura foi no final da tarde na sede da Clínica da Mulher, localizada no Jardim Água Boa, comandada pelo prefeito Murilo.
Ele destacou a necessidade da prevenção e fez um relato das ações desenvolvidas pela prefeitura, buscando a conscientização das mulheres. O prefeito disse que o empenho é tamanho que Dourados hoje tem os menores índices em termos de saúde preventiva no Estado.
A campanha que começou no ano passado idealizada pela atual administração municipal, já se mostrou como estratégia para levar conscientização e prevenção às mulheres. Exame clínico da mama e do preventivo contra o câncer do colo de útero (Papanicolau) são alguns dos serviços levados às douradenses.
Além disso, há orientações sobre cuidado à saúde, periodicidade e caminhos para realização da mamografia. Os serviços são ofertados com qualidade pelo serviço público de saúde e com acesso a todas. O trabalho de rotina é intensificado neste mês para levar conscientização.
A partir do início das atividades, todas as unidades básicas de saúde estão envolvidas com a campanha. Cada posto fará sua programação própria, algumas vão estender o horário de atendimento de segunda à sexta-feira ou abrir no final de semana, entre outros. A orientação é para que as mulheres entrem em contato com a equipe da unidade mais próxima de casa para saber a data da ação em seu bairro.
A primeira foi realizada pela Unidade de Saúde do Jardim Guaicurus, que levou serviços voltados à saúde da mulher ao pátio do conjunto habitacional Harrison de Figueiredo, na tarde desta quarta-feira. Dezenas de pessoas compareceram para participar desse ato de conscientização.
Participaram do ato na Clínica da Mulher, diversos convidados, incluindo o presidente da Câmara de vereadores Idenor Machado e Gisele Ferreira, do Hospital do Câncer, parceiro na campanha. Representando o secretário de Saúde do município, Sebastião Nogueira, esteve o secretário adjunto Márcio Figueiredo.
Dia D – Como parte das atividades, ainda haverá um ‘Dia D’ no dia 19 de outubro. As unidades básicas de saúde Seleta e Vila Rosa estarão abertas das 8h às 16h para atender as mulheres que desejam fazer exames preventivos e receber orientações.
Além disso, ainda haverá ações de saúde na praça Antônio João, em que haverá conscientização sobre autoexame da mama, avaliação nutricional, vacinação contra HPV para a população que está na faixa etária, verificação da pressão arterial, entre outras atividades.
Corrida Rosa – Para o dia 19 também está marcada a ‘Corrida Rosa’ cuja largada será na praça. A competição está com inscrições abertas no site oficial da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br). A prova será realizada somente por mulheres acima de 14 anos de idade. O objetivo é reunir a comunidade para o alerta contra o câncer de mama.
A campanha – A Dourados Rosa foi iniciada no ano passado, quando foram realizados 4,4 mil atendimentos , contando com a contribuição de ônibus e caminhão do Hospital do Câncer de Barretos. A campanha é em alusão ao Outubro Rosa, mês lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de mama.