A campanha Dourados Rosa será aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 1º, pela prefeitura. A cerimônia será às 17h com apresentações culturais na Clínica da Mulher, localizada no Jardim Água Boa ao lado do CSU (Centro Social Urbano).
Mas, as atividades começam já no período da tarde. Às 13h haverá uma ação no pátio do residencial Harrison de Figueiredo com mesa redonda sobre saúde da mulher, avaliação nutricional, exame preventivo contra o câncer do colo do útero chamado Papanicolau, entre outros.
As ações seguem durante todo o mês com o envolvimento de todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Cada uma contará com programação própria para atender a comunidade de sua área de abrangência.
Alguns postos vão estender o horário de atendimento, outros vão abrir em dias diferenciados, entre outras estratégias para intensificar as atividades. A orientação da Secretaria de Saúde é para que as mulheres que gostariam de participar, se informem na unidade de saúde mais próxima de casa sobre o dia das ações.
Exames clínicos da mama, importância da realização da mamografia e do exame preventivo na idade certa, fomento ao diagnóstico precoce são algumas temáticas levadas pela campanha. A Dourados Rosa é em alusão ao mês de outubro, lembrado no mundo todo como de prevenção contra o câncer de mama.
Dia D – O “Dia D” da Dourados Rosa será no dia 19 de outubro, com a abertura das Unidades Básicas de Saúde Seleta e Vila Rosa das 8h às 16h, para atendimento a toda a comunidade com ações preventivas.
Além disso, haverá das 8h às 19h atividades de saúde na praça, como orientação sobre o auto exame da mama, avaliação nutricional, vacinação contra HPV para a população que está na faixa etária, verificação da pressão arterial, entre outras atividades. Ainda para o dia 19 está prevista a “Corrida Rosa” que reúne atletas e a comunidade numa ação que tem por objetivo levar a mensagem da prevenção contra o câncer de mama.
A campanha – Iniciada no ano passado pela administração do prefeito Murilo, a campanha Dourados Rosa mobilizou toda a cidade em 2013. Ao menos 4.470 atendimentos foram realizados em outubro entre preventivos, mamografias e exames clínicos da mama. A ação contou com o apoio de estrutura e equipe do Hospital do Câncer de Barretos para atividades itinerantes.
“É uma campanha já aguardada pela população. A Dourados Rosa demonstra o empenho do prefeito Murilo em focar em grandes e importantes ações que levam prevenção contra doenças e tem efeito direto na qualidade de vida dos douradenses”, lembra o secretário de Saúde Sebastião Nogueira.