O sistema de gestão com foco no desenvolvimento implementado pelo prefeito Murilo desde fevereiro de 2011, quando assumiu a administração municipal, tem consolidado a cidade de Dourados cada vez mais como pólo de eventos. Com isso, cresce o número de restaurantes, bares e há projetos de novos hotéis, garantindo a geração de mais emprego e renda.
Nesta semana Dourados sediou o plantio oficial da Safra de Soja 2014/2015, com a presença do ministro Neri Geller, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento reuniu centenas de pessoas de outras cidades na quarta e quinta-feira, participando da abertura, palestras e conhecendo novas tecnologias.
O evento, com a presença da Caravana Soja Brasil, deu projeção nacional a Dourados, já que teve cobertura da imprensa nacional e, inclusive, foi transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Rural. “Dourados é uma cidade importante não apenas como pólo de produção agropecuária, mas também universitário e de serviços”, destacou o presidente da Aprosoja Mato Grosso do Sul, Maurício Saito.
Entre os dias 22 e 24 de outubro acontece no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado do Estádio Douradão, a 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul, o maior evento do setor sucroenergético do Centro Oeste. Com exposição de máquinas agrícolas e industriais, palestras e discussões, a feira reúne milhares de pessoas e muita gente de outras cidades e Estados. Esse evento é realizado desde 2011 e cresce a cada edição.
De 1 a 3 de junho de 2012 Dourados sediou, no Pavilhão Dom Teodardo Leitz, a Feira do Empreendedor. Foi um dos pouquíssimos eventos a serem realizados no Brasil fora das capitais. Mais de 8 mil pessoas participaram do evento organizado pelo Sebrae.
Outro exemplo é a 21ª Convenção e Exposição Sul-Mato-Grossense de Supermercadistas e Fornecedores e Super Amas, realizada pela Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, em 2011. Considerado o maior evento estadual do setor, a exposição reuniu representantes das indústrias e milhares de visitante de todo o Estado.
Neste ano, Dourados recepcionou mais de 2 mil chilenos que seguiam do seu país para Cuiabá assistir a jogo da Copa do Mundo. Eles passaram por Dourados nos dias 9,10 e 11 de junho e foram acomodados no Estádio Douradão, numa estrutura criada pela Prefeitura.
Os eventos permanentes, incluindo festas de formaturas, shows, eventos tradicionais com a Expoagro, hoje a maior exposição agropecuária do Estado, congressos, palestras e reuniões de negócios mantêm os hotéis da cidade com mais de 70% de ocupação. Mais três hotéis estão em projetos, entre eles um de uma grande bandeira nacional.
Bares, restaurantes, o shopping center e casas de shows ficam lotados o tempo todo. Vários novos restaurantes e bares foram abertos nos últimos anos. Franquias são abertas mensalmente. Neste mês entrou em funcionamento da Avenida Marcelino Pires o Old Dog. Está em implantação um restaurante da Mixirica, na Rua Dr. Nelson de Araújo.
Com isso, milhares de empregos são gerados a cada ano e a cidade cresce. “Nosso foco foi colocar Dourados no rumo certo. Hoje nossa cidade recuperou a auto-estima e está sendo redescoberta pelos investidores. Somos uma das cidades que mais cresce no Brasil. Quem investe em Dourados se dá bem”, afirma o prefeito Murilo.