O Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) deste mês de setembro apontou uma redução significativa da presença do mosquito transmissor da dengue em Dourados, dados que mostram o resultado do trabalhado dos agentes de saúde, atendendo a proposta do prefeito Murilo que é de investir na prevenção.
Conforme o levantamento, o índice de infestação está em 0,3% o que é considerado de baixo risco. É a menor proporção atingida este ano que havia registrado apenas índices de médio risco. Em julho estava em 1,2%, sendo que a pesquisa ainda foi feita nos meses de maio (2,8%), março (2,5%), janeiro (2,1%).
Entre os fatores que podem ser responsáveis pela redução nos índices, está o tempo seco e a realização constante de ações preventivas. Diversos mutirões foram realizados, inclusive no inverno, para que o hábito da população de cuidar dos quintais fosse mantido.
Uma dessas ações intensificadas foi realizada na terça-feira, dia 9, nos jardins Márcia, Santa Hermínia e Santa Maria, já fruto do Liraa de setembro que apontou a região da cidade em que estão estes bairros como de infestação mais elevada do mosquito.
Foram visitadas casas, incluindo as que estão fechadas sob a responsabilidade de imobiliárias, e terrenos baldios. Além de verificações de focos foram realizadas ações educativas. Nos três bairros foram 2.155 domicílios visitados, 11 focos encontrados e eliminados e 17 imóveis notificados.
Outras ações estão previstas para os bairros Canaã I e Água Boa. Além destes, haverá o trabalho de rotina dos agentes que também é direcionado conforme os dados apontados pelo levantamento.
Ao todo, são realizados seis Liraas durante o ano, um a cada dois meses. Para isso, a cidade é dividida em diversas regiões, onde os agentes passam uma semana fazendo inspeção em casas e terrenos baldios para a amostra, identificando os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Devido às mais diversas atividades educativas promovidas pela Prefeitura de Dourados, o volume de casos de dengue está controlado no município. No entanto, mesmo com o tempo seco, a população não pode deixar de cuidar dos quintais.
Entre os investimentos da prefeitura para manter controlado o índice de dengue, estão equipamentos que possam permitir condições de trabalho aos agentes. Uma das últimas ações foi o repasse pelo prefeito Murilo ao secretário de Saúde Sebastião Nogueira, de dois carros, oito motocicletas e 31 bicicletas para uso exclusivo da equipe de combate a dengue.