A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Obras retirou no domingo, dia 14, mais uma rotatória. Desta vez foi a que ficava no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Joaquim Teixeira Alves. O redondo será substituído por semáforo.
Segundo o secretário de Obras Jorge Luiz De Lúcia, os trabalhos foram realizados no domingo devido à via ser de grande fluxo. “A rotatória era alta e a retirada necessitava de uma grande movimentação de terra, por isso decidimos fazer no domingo, para não comprometer o tráfego que é intenso naquele ponto”, ressaltou.
A obra parte para a fase de pavimentação, cuja ordem de serviço já foi expedida pela prefeitura à empreiteira contratada para o trabalho. “A princípio é um serviço rápido, mas dependemos das condições climáticas”, afirmou o secretário.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deu início às averiguações iniciais para a instalação de semáforo de três tempos na localidade. “Temos figueiras histórias no canteiro, temos que estudar como fazer esta instalação dos equipamentos”, disse. O trabalho está previsto para ser simultâneo à pavimentação.
Com a retirada da rotatória, foi transferida do local a estátua de Getúlio Vargas que ficada em cima do redondo. Ela já está instalada no início da Avenida Presidente Vargas, na entrada da cidade pela Perimetral Norte e MS-156, num espaço dedicado a ela. A intenção é manter a homenagem, deixando o monumento na rua que leva o nome do ex-presidente do Brasil.
Projeto – Esta não é a primeira rotatória retirada pela administração do prefeito Murilo. Entre as que já foram retiradas estão aquelas que ficavam nos cruzamentos das ruas Floriano Peixoto com Avenida Weimar Torres; Hayel Bon Faker com Joaquim Teixeira Alves; Marcelino Pires com a rua Nelson de Araújo, e outras. Todas foram substituídas por semáforos para dar mais fluidez ao trânsito.
O projeto do prefeito Murilo é retirar todas as rotatórias que se encontram em cruzamentos de grande fluxo de veículos para substituí-las por semáforos. Segundo ressalta o diretor presidente da Agetran Nelson Almirão, o uso dos redondos já se tornou um método ultrapassado para o porte de Dourados e não comporta mais o trânsito do município.
“Na rotatória, o condutor fica muitas vezes mais de três minutos esperando para passar e ao invés de diminuir a velocidade, ele acelera ainda mais para passar mais rápido pelo cruzamento. Já o semáforo dá mais agilidade, rapidez e segurança ao trânsito nestes locais. Quem passa nele, demora um pouquinho, mas passa com tranquilidade, sem acelerar muito. Para o nosso trânsito esta é a melhor alternativa atualmente”, ressaltou Almirão.
Monumentos – Os monumentos retirados das rotatórias também tem destino certo. Com exceção de Getúlio Vargas que já está em novo local, os demais bustos retirados serão encaminhados para um museu ao ar livre que é projetado pela prefeitura num terreno anexo ao Terminal Rodoviário – Renato Lemes Soares. O prédio já abriga o Museu Histórico de Dourados.
Enquanto o espaço não fica pronto, alguns bustos estão guardados e outros instalados em locais provisórios. “A intenção é que tenhamos um espaço acessível para a visitação e de homenagem àqueles que fazem parte da nossa história”, afirmou Carlos Fábio Selhorst dos Santos.