A chuva que atingiu Dourados na manhã deste domingo levou o prefeito Murilo a cancelar a programação máxima da Semana da Pátria, que é o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que neste 7 de setembro está comemorando 192 anos. Como forma de preservar os estudantes, a administração municipal optou pelo cancelamento.
Murilo lamentou o ocorrido e afirmou que não tinha dúvidas de que seria uma grande celebração e estava tudo pronto para isso, porém “seria irresponsável de nossa parte colocar nossas crianças para desfilar debaixo de chuva”.
A solenidade de abertura e a atividade militar, que teve a participação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, 3º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, aconteceu como havia sido programado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A expectativa da prefeitura era de público recorde na avenida Marcelino Pires este ano em condições normais. Mesmo assim, um grande número de pessoas, pais, alunos e até mesmo moradores de cidades vizinhas,se colocou ao longo da avenida, em ter as ruas Melvin Jones e Hayel Bom Faker, até a chuva começar.
Uma reunião da comissão e o prefeito, conforme sugeriu a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi, pode avaliar a possibilidade de promover um novo desfile em outra data.
Programas – Além de entidades inscritas para compor o desfile de 7 de Setembro, mais de 5 mil crianças que fazem parte dos programas M ais Educação, Nace e Segundo Tempo, deixaram entrar na avenida.
São programas desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, para garantir à criança das escolas da Rede Municipal de Ensino, a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, esportivas, e até mesmo de geração de renda, bem como de auxiliar o aluno em seu desempenho escolar.