“Está chegando o dia em que não vamos mais sujar os pés de barro”, afirmou o técnico em eletrônica José Rizziolli, 56 anos. A esperança do morador do bairro Nova Dourados é mesma que se espalha pelas demais regiões de Dourados que estão recebendo obras de asfalto. A proposta do prefeito Murilo de levar pavimentação para todas as ruas da cidade avança e aos poucos se torna realidade.
Nos bairros Jardim Oliveira I e II, Vila Industrial, Parque das Nações II, Parque do Lago, Altos do Indaiá, Vila Guarani e outros, famílias já celebram a chegada do asfalto na porta de casa e constroem calçadas para melhorar a fachada e o acesso às residências. A obra ainda valoriza o imóvel, o que dá ao trabalhador mais segurança em relação ao bem que possui. Poeira e lama já deixaram o dia-a-dia de muitos douradenses.
Bairros como o Jardim Colibri, Santa Rita, Santa Rita, Vila Aracy, Parque Bem-te-vis, e outros já estão com máquinas trabalhando e moradores vivendo a esperança de conquistar o asfalto. Ao todo, a pavimentação está acontecendo em 43 bairros e transformando a vida dos moradores.
Onde tem asfalto, também tem esgoto. Todos os bairros onde a pavimentação chega, também terão obras de drenagem e sinalização viária. A intenção é levar toda a estrutura necessária para que a população tenha mais qualidade de vida. O trânsito também é afetado, rua bem sinalizada reduz as chances de imprudência e acidentes.
Além de levar obras para bairros onde praticamente todas as vias eram de terra, como é o caso do Jardim Guaicurus, o prefeito Murilo ainda leva as máquinas para regiões da cidade em que apenas alguns trechos de ruas estavam sem asfalto. Muitos moradores viam a casa do vizinho com a rua pavimentada e a dele não, realidade que está mudando.
Para que o projeto se encaminhe da melhor maneira, como está se concretizando nos bairros, foi necessário muito planejamento. A cidade foi dividida em regiões que recebem as obras de uma só vez para ‘completar’ trechos de asfalto. Os recursos aplicados são próprios do município, do Estado e do governo federal.
O investimento é para acabar com uma espera de anos dos douradenses e atender reivindicações recorrentes dos moradores. “As obras de asfalto são muito requisitadas e na nossa administração está se tornando realidade”, ressalta o prefeito Murilo.