Dourados está sediando nesta sexta-feira oficina do programa ‘Mais Médicos’. O encontro reúne profissionais que atuam no município e na macrorregião, além de supervisores do Estado e do Ministério da Saúde.
O evento apresenta mais informações sobre o sistema de saúde aos profissionais que fazem parte do programa, além de avaliar o andamento da implantação deste na prática, de forma conjunta entre os que médicos e os gestores.
A abertura foi realizada pelo secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, no auditório do bloco 1 da Unigran. Entre os temas debatidos, está a apresentação do panorama da saúde indígena do Estado pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena).
Está sendo discutida também a situação da Atenção Básica no Estado por regiões. É neste âmbito que estão as unidades básicas de saúde, onde atuam os profissionais do ‘Mais Médicos’.
Outra pauta são reuniões entre tutores, supervisores, diretores, entre outros, para discutir o programa. As atividades serão conduzidas por representantes dos ministérios da Educação e Saúde, além de supervisores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A oficina serve ainda de encontro presencial entre tutores e grupos de alunos do Curso de Especialização em Saúde da Família. Todos os profissionais que estão inclusos no ‘Mais Médicos’ fazem aulas deste a distância, pelo menos, uma vez por semana para capacitação constante.
Atualmente, trabalham em Dourados 20 profissionais do programa ‘Mais Médicos’ nas Unidades Básicas de Saúde, entre os estrangeiros e intercambistas (brasileiros que se formaram em outros países). Já na macrorregião da qual o município é polo são 78. Todos estarão envolvidos no encontro.