Dourados está realizando nesta sexta-feira o ‘Ciclo de Palestras Cerest e do Programa Tuberculose e Hanseníase’. O evento é realizado durante o dia todo na sede do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados).
As atividades começaram pela manhã com as palestras do Cerest, com os temas que abrangem o direto do trabalhador, as relações de trabalho e proteção ergonômica. No período a tarde, as atividades permanecem com o programa de Tuberculose e Hanseníase, que leva palestras que tratam sobre a tuberculose na população Carcerária e indígena, e na área da hanseníase sobre diagnóstico e exame dos comunicantes.
A ação é voltada a trabalhadores e acadêmicos das áreas ligadas aos temas. As vagas foram limitares e superaram as expectativas. A intenção é discutir temas pertinentes às áreas e, principalmente, levar conscientização.
PROGRAMAS
O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma unidade mantida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde voltado a manter ações preventivas que promovam a saúde do trabalhador. Não é um órgão fiscalizador, nem punitivo. Ele realiza palestras, oficinas e avalia empresas interessadas, apresentando sugestões que podem colaborar para melhorar o ambiente de trabalho.
Somente este ano, as atividades educativas do Centro já atingiram 5 mil pessoas em Dourados. Qualquer empresa interessada em receber os agentes pode entrar em contato através do 3428-2400. As visitas são feitas através de agendamento.
Já o CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), que também é mantido pela prefeitura, promove um atendimento especializado voltado às doenças. Os pacientes são encaminhados a ele através das Unidades Básicas de Saúde. A unidade também promove ações de prevenção voltadas ao combate às doenças.
Isso porque mais importante do que a detecção precoce é que o paciente continue o tratamento da tuberculose ou hanseníase da maneira correta. Para os alertas, a unidade realiza atividades de conscientização através de campanhas.