Secretaria promove integração intersetorial, revitaliza e impulsiona Feira Central e amplia o Programa de Aquisição de Alimentos para atender milhares de pessoas através de entidades cadastradas pela Prefeitura de Dourados
Secretário Bruno Pontim destaca avanços importantes na agricultura familiar em Dourados nesses primeiros 100 dias da gestão Marçal Filho. Foto: A. Frota
Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) de Dourados, comandada pelo secretário Bruno Cezar Alvaro Pontim, apresentou avanços importantes em diversas áreas, como o fortalecimento das relações com produtores locais, revitalização da Feira Central e expansão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Com forte espírito colaborativo, a Semaf auxiliou secretarias municipais em ações emergenciais, como na limpeza e remoção de árvores derrubadas por chuvas fortes. Foram disponibilizados equipamentos pesados e equipes para atender demandas rápidas e emergenciais na cidade, especialmente no Aeroporto Municipal.
A Secretaria realizou mutirões de limpeza e manutenção, reorganizou a gestão da Feira Central, da Rua Cafelândia, e introduziu eventos culturais que ampliaram significativamente o público visitante. Desde março, a feira abre também às sextas-feiras com gastronomia diversificada e música ao vivo.
Uma das principais iniciativas foi o início das visitas às associações de produtores rurais para ouvir demandas diretamente dos agricultores. Como resultado, está sendo estruturado um Núcleo de Apoio que facilitará o escoamento e a comercialização da produção, criando conexões diretas entre produtores e grandes indústrias locais. A secretaria ainda regularizou pagamentos atrasados do PAA, beneficiando 14 instituições e aproximadamente 3.400 pessoas. A meta para o próximo período é ampliar o atendimento para 5.100 pessoas, aumentando significativamente o impacto social.
A Semaf também realizou um diagnóstico detalhado do patrimônio, revelando a necessidade urgente de manutenção e substituição de equipamentos agrícolas. Está em andamento o processo para leiloar maquinários inutilizáveis e otimizar recursos para aquisição de novos equipamentos.
Outra iniciativa é uma parceria estratégica com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que permitirá aos produtores familiares utilizar o abatedouro experimental da instituição, com registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Para a Festa da Páscoa, de 17 a 20 de abril no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, a Semaf vai viabilizar a soltura de peixes vivos no lago do Parque e irá organizar a comercialização de peixes abatidos por produtores locais.
Entre os próximos objetivos, estão a implantação do Núcleo de Apoio à Comercialização, expansão das hortas comunitárias, início do cadastramento no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), distribuição de fertilizantes orgânicos e a reforma estrutural das feiras do município. “Esses 100 dias foram fundamentais para reaproximar a secretaria dos produtores e outros órgãos municipais. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a agricultura familiar e garantindo melhores condições para quem produz alimentos em Dourados”, ressaltou o secretário Bruno Pontim.