A Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente), participou das atividades ligadas ao Dia Nacional do Campo Limpo, promovidas pela Aregran, com participação da Inpasa.
A data, tem por objetivo mobilizar todos os agentes envolvidos na cadeia de produção agropecuária para a promoção adequada da gestão dos resíduos provenientes dos defensivos utilizados pelo setor, com atenção para a destinação final das embalagens vazias.
As atividades visam a preservação ambiental com ações de educação ambiental integrando escolas, agricultores, centrais de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas e o poder público. Ítalo Franco Ribeiro, diretor do Departamento de Educação Ambiental do Imam, ressaltou a importância da ação.
“Iniciativas como esta são fundamentais não somente na promoção de práticas e novos conhecimentos sobre o meio ambiente, mas, também, permitir o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente e integrada dos contextos ambientais de maneira que cada indivíduo possa refletir a sua relação com o seu entorno e consigo próprio, sobre qual mundo temos, qual é o mundo que queremos e o que é preciso fazer para realizá-lo”, disse.
Convidado pela gerente da Aregran, a engenheira agrônoma Eldice Raniero, o diretor-presidente do Imam, Ademar Roque Zanatta, falou para os alunos das escolas Ceart e E.E. José Pereira Lins sobre o manuseio correto, emprego e tratamento dos produtos químicos na agricultura, frisou a importância da gestão dos resíduos gerados nas atividades e destacou a legislação que trata do tema.
Zanatta ainda tratou da legislação ambiental municipal, que instituiu no processo de licenciamento ambiental de algumas empresas do município, a necessidade de elaboração e execução de um Programa de Educação Ambiental (Lei Verde n° 440/2022), o que auxilia, conjuntamente com as ações do poder público municipal, na preservação ambiental de Dourados.
Na ocasião, ele entregou certificado ao produtor rural Sr. Wander Azambuja, homenageado pelas boas práticas na gestão e destinação final das embalagens de defensivos agrícolas.
Em seguida, os estudantes realizaram uma visita técnica e puderam conferir as instalações do local e obter informações de todo o processo de gestão do resíduo.