Para reforçar a importância da vacinação, especialmente em crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde lançou, na última semana, a campanha nacional de multivacinação. Para impulsionar os índices de imunização, a pasta uniu dois ícones no vídeo oficial que está sendo exibido em TV aberta, locais de grande circulação e nas redes sociais: a apresentadora Xuxa Meneghel e o Zé Gotinha.
A Rainha dos Baixinhos é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional do Governo Federal pela retomada das altas coberturas vacinais do Brasil. A campanha reforça a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.
No filme, o Zé Gotinha procura a Xuxa para juntos convocarem baixinhos e baixinhas para o Movimento Nacional pela Vacinação. Durante a viagem na nave recriada da apresentadora com efeitos especiais e animação em 3D, eles comentam que algumas doenças voltaram a atingir o público-alvo.
Mobilização
A iniciativa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em uma mobilização nacional que une entidades civis, científicas, influenciadores, artistas e instituições ligadas ao tema. A vacinação é o principal caminho para manter o Brasil livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite.
“O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Dourados
Para melhorar a proteção pelas vacinas em crianças e adolescentes que residem no município, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), tem buscado expandir os locais de vacinação e os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques, apesar dos postos itinerantes, a orientação é para que pais e responsáveis, sempre que possível, levem seus filhos às UBSs, onde são ofertadas todas as vacinas do PNI (Plano Nacional de Imunizações). “Sabemos da importância das crianças e adolescentes estarem com o calendário de vacinação atualizado e a maneira mais eficaz de acompanharmos isso é nas Unidades de Saúde, por isso essa recomendação. Nos postos itinerantes, aplicamos vacinas contra a covid-19 e influenza nestas faixas etárias, mas as vacinas de rotina o melhor é ir aos postos de saúde”, explica.
Em Dourados, as Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Nesta semana, estão programadas ações de vacinação nas feiras livres do Parque dos Ipês, nesta terça-feira (22), no Ceper 1º Plano, na quarta (23), as duas entre 16h e 19h. Também no sábado (26), na Feira Central, entre 10h e 14h.