O Prefeito Alan Guedes participou na manhã deste sábado (29), da comemoração dos 47 anos da Cergrand – Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados. “É muito importante fomentar a atividade cooperativista em Dourados e criar um ambiente favorável ao cooperativismo, reconhecendo a sua importância econômica e social no desenvolvimento da nossa região”, pontuou o prefeito.
O presidente do conselho administrativo da cooperativa, Itair Rodrigues da Silva, destacou a importância deste momento. “É uma alegria muito grande celebrar com nossos cooperados, colaboradores e toda a sociedade este momento de levar luz ao campo, iluminar os sonhos de muitos e clarear oportunidades para tornar possíveis muitos empreendimentos no campo. Agradeço a todos os parceiros que trabalham com a gente todos os dias para esse desenvolvimento”.
Estavam presentes no evento, os secretários municipais Romualdo Diniz (Seplan), Márcio Antônio do Nascimento (Semsur), Ginez Cesar (Comunicação) e Ademar Roque Zanatta (Imam), além do conselho de administração da Cergrand sendo o presidente, Itair Rodrigues da Silva, o vice-presidente, Jorge Luiz Soares Barbosa, o diretor-secretário Newton Cândido da Silva, os conselheiros fiscais: Helcio Rocha de Almeida, Vera Lúcia da Silva Tibúrcio e Benhur Willian da Silva Galvão e muitos cooperados, colaboradores e parceiros.
História
A Cergrand (Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados) é uma sociedade cooperativa de eletrificação rural, com sede em Dourados e área de ação nos municípios de Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jateí, Itaporã, Deodápolis, Angélica, Ponta Porã, Caarapó, Naviraí, Eldorado, Amambaí, Iguatemi, Mundo Novo, Aral Moreira, Rio Brilhante, Bataiporã, Nova Andradina, Ivinhema e Maracaju.
Fundada em 30 de julho de 1976, a Cergrand foi o ponto de partida, o divisor de águas, representando o fim “da era do lampião a querosene” que reinava soberano nos sítios e fazendas do interior, para o advento da “era da energia elétrica”, marco de progresso e poderosa alavanca de desenvolvimento da então nova e promissora fronteira agrícola. A Cergrand atua, hoje, na distribuição de energia elétrica rural nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica, Jateí, Caarapó, Juti, Itaporã, Douradina e Rio Brilhante, possui 12 pontos de alimentação, ligados numa tensão de 13800V.
Se no início o grande objetivo da Cergrand era fazer suas redes chegar até as propriedades rurais, hoje, quando sua área apresenta índice de mais de 95% de propriedade rurais eletrificadas a grande maioria tecnificada e com uso intensivo de energia elétrica como insumo de produção, seu objetivo passa a oferecer melhor qualidade de energia elétrica aos seus 5.800 cooperados garantindo o sucesso de seus empreendimentos.