A Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes), realiza neste domingo (28), às 13h, a palestra “Naturalizar-se Brasileiro”. O evento acontece no Auditório do CAM (Centro Administrativo de Dourados) e está aberto a toda comunidade de imigrantes que escolheram Dourados para iniciar uma nova vida.
Segundo Jean Kenson Jolne, coordenador do CEI, o objetivo é orientar e esclarecer as dúvidas dos imigrantes que vivem em Dourados sobre a emissão de documentos e renovação de outros, como o passaporte. “Muitos imigrantes nos procuram, por exemplo, com o passaporte vencido. Assim podem até visitar o país de origem, mas não conseguem retornar ao Brasil. Essa e outras dúvidas vamos abordar e orientá-los”, explica.
A data foi escolhida para facilitar a participação dos interessados. “Muitos imigrantes trabalham durante a semana e não conseguiriam participar. No domingo acreditamos que podemos levar essas informações a boa parte dessa comunidade”, completa Jean.
De acordo com o cadastro do CEI, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão.